Notícias 2017

Notícias
Outubro ROSA

Prefeitura Municipal na luta contra o Cancêr de Mama

     O mês de outubro é marcado mundialmente pela forte campanha de conscientização de homens e mulheres sobre os perigos do câncer de mama e sobre as medidas para se evitar um diagnóstico tardio.

     Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, é fundamental aumentar o alerta público sobre os diferentes sintomas da doença e encorajar as pessoas a buscarem atendimento.

     Atenta a esta grave doença, a Prefeitura de Silveiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, no sábado (21), na Praça da Matriz, realizou o evento Outubro Rosa, com diversas atividades, orientação sobre o autoexame das mamas, agendamento para mamografias, acupuntura, apresentação de zumba, corte de cabelo, maquiagem, massagem corporal, fotos artísticas, recreação para as crianças e show musical.

     Pelas ruas da cidade, os participantes do evento realizaram uma caminhada de conscientização do câncer de mama. Além de entrega de kits e sorteio de brindes para as mulheres participantes do evento, palestra com especialista e depoimento de pessoas que estão passando pela luta contra a doença.

     O movimento Outubro Rosa é internacionalmente conhecido e comemorado em todo mundo, o laço rosa simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população em uma série de ações de prevenção contra a doença.

 [metaslider id=2030]

 
Prefeitura realiza palestra com gestantes em Silveiras

Nesta terça-feira, 26/09, ocorreu no Salão do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), o segundo encontro para as futuras mães de silveirenses. Este encontro que ocorre uma vez por mês, é uma ação da Prefeitura Municipal de Silveiras em conjunto com o Fundo Social de Silveiras, CRAS e a equipe da ESF centro.

A palestra foi feita pelo dentista da equipe do ESF centro André Marçal Junior, onde foram abordados assuntos relacionados aos cuidados necessários que devem ter com a saúde e higiene bucal do bebê, escovação dental de maneira correta e orientação de quantas vezes deve-se escovar os dentes para impedir a proliferação de cáries.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social Srª “Lolinha”, esteve presente no encontro para realizar a entrega dos kits gestantes. O kit é composto por cobertor, toalha de banho, toalha de boca, lençol, fronha, macacão, body, calça, luva, meia, sapatinhos de lã e uma banheira. Os kits foram adquiridos através das vendas realizadas na Lojinha do fundo social.

O próximo encontro está marcado para o dia 31/10, terça-feira, às 14 horas, no Salão do Fundo Social.

[metaslider id=1904]


Através de emenda parlamentar, Prefeitura de Silveiras busca melhorias para a Saúde.

     O Vice-Prefeito João Loló, esteve na quinta-feira (06/07/2017), no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, para receber a liberação de recurso financeiro de R$ 50.000,00, para ser utilizada no sistema de saúde municipal. A solenidade contou também com a presença do Governador Geraldo Alckmin.
O recurso destinado pelo Governo do Estado de São Paulo, através de uma emendar parlamentar apresentada pelo Deputado Estadual Cássio Navarro. O objetivo da emenda é para a aquisição de uma nova ambulância para atender os pacientes da rede municipal de saúde.
O novo veículo destinado para a cidade é mais uma promessa do Prefeito Guilherme Carvalho, que não mede esforços para que a cidade de Silveiras possa obter um sistema de saúde ideal, atendendo as necessidades da população silveirense.

[metaslider id=982]

 


2ª Conferência Municipal de Assistência Social

     A 2ª Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada na quinta-feira (20), no Salão do CRAS. O encontro teve a participação de usuários de programa promovido pelo Centro, sociedade civil, vereadores e conselheiros municipais.
O encontro também contou com a presença do Prefeito Guilherme Carvalho e com diversos secretários do município.
O tema debatido foi “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, o Sistema Único de Assistência Social.           Houve palestra com o Sr. Ricardo Souza Moreira. Os participantes se dividiram em 4 grupos, para discutirem 4 eixos temáticos já proposto (Eixo 1: a proteção social; Eixo 2: a gestão democrática e controle social; Eixo 3: acesso às seguranças sócio-assistenciais; Eixo 4: legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e responsabilidade).
O grupo também elegeu os delegados responsáveis para a Conferência Estadual de Assistência Social:

Titular: Cristiane de Souza Costa
Suplente: Gessimara de Fátima Cardoso Tavares

[metaslider id=1019]


A Secretaria Municipal de Saúde alerta que mais de ¼ de pacientes que agendou exames ou consultas médicas, não compareceram aos procedimentos solicitados.

Nos meses de março, abril e maio deste ano, 18,38% das consultas marcadas, o paciente deixou de comparecer. Já os exames, 22,00% dos pacientes deixaram de comparecer ao local marcado.

Para ser ainda mais exato nesta questão, nesses três meses citados acima, de 482 exames marcados 106 faltaram e 376 compareceram. De 430 consultas marcadas pela Unidade de Silveiras, 79 pessoas faltaram e 351 compareceram no local marcado.

Para o Secretário da Saúde Claudio Togeiro, essas faltas prejudicam o tratamento do paciente, podendo agravar o quadro clínico. A ausência também pode tirar vaga de outro paciente que está na espera. Com as faltas nossa cidade também pode perder marcações de vagas, dificultando ainda mais o atendimento.

Caso o paciente não possa comparecer ao exame ou consultas, deve comunicar a unidade básica ou o local onde a consulta ou exame foi marcado.

A Secretaria de Saúde trabalha para sempre oferecer um serviço de qualidade, atendendo de forma responsável a questão da saúde de cada munícipe de Silveiras.

 


Nesta semana nossa cidade foi contemplada pelo Projeto Esporte Social, tal programa é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Esporte, visando estabelecer parcerias do Governo Estadual com Prefeituras Municipais, oferecendo infraestrutura necessária para práticas esportivas.

Anualmente o Projeto receberá o equivalente a R$ 20.000,00, que será investido na contratação de Professores de Educação Física, além de materiais esportivos (bolas, redes, uniformes, entre outros que se fizer necessário).

Para o Vice-Prefeito João Loló, com a ajuda deste projeto a cidade vai pode contar com mais esportes, além dos jovens aprenderem com a ajuda de profissionais gabaritados para ensinar e incentivar a prática esportiva.

 [divider]

Aos munícipes da comunidade do Bairro Bom Jesus, informamos que a torre de sinal de Telefone Celular teve a sua manutenção finalizada. A partir desta sexta-feira (02), o sinal já está liberado em pleno funcionamento, para melhor atender aos moradores do local.
Devido a dificuldade de se encontrar um técnico especializado para tal função, o aparelho defeituoso foi encaminhado para São Paulo, onde foi realizada uma série de testes para aprovação, antes de ser efetuada sua funcionalidade.
A Prefeitura também buscou uma assistência técnica de qualidade e que atendia todas as nossas exigências para atender as necessidades do Bairro do Bom Jesus.
Hoje a empresa que presta serviço está nos atendendo por 70% dos gastos anteriores. Além de estar firmado com a prefeitura, para que todas as vezes que houver um problema, já fazer a manutenção o mais rápido possível, causando assim, menos transtorno a população local.
O pedido de manutenção foi reivindicado pelos moradores daquele Bairro e por vereadores de Silveiras, em especial ao Vereador Sidney Ferreira, morador do Bom Jesus. Assim como todos os pedidos realizados por munícipes, a nova administração municipal não mede esforços para atender.