Festividades 2017

 9ª Semana da Arte

Aconteceu entre (10/07/2017 a 16/07/2017) a 9ª Semana de Arte em Silveiras. Evento realizado pela ASPA (Associação Silveirense de Produtores de Artesanato), contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Silveiras e a Secretaria de Cultura e Turismo.

O evento  que tem o objetivo de unir e promover os artistas da cidade, dando espaço para expor suas artes. Todos os dias o evento contou com apresentações de artistas musicais da nossa região, além de apresentações de dança, capoeira, zumba e taekwondo. Contando sempre com uma grande praça de alimentação baseada nas tradições silveirenses.

Nesse ano, a Semana da Arte que promoveu o tema: Silveiras Terra da Iça, foi em homenagem ao nosso ilustre silveirense Sr° Ocílio Ferraz.

O evento que é realizado no Tradicional Rancho dos Tropeiro,  no seu último dia realizou uma exposição de carros antigos.

[metaslider id=1034]


Rodeio e Torneio Leiteiro

 

De 15 a 20 de Agosto aconteceu o 1º Rodeio Fest e o 31º Torneio Leiteiro de Silveiras, festas tradicionais da cidade. Os eventos, que contaram com muitas atrações e shows, foram realizados no Sindicato Rural de Silveiras e de ambos a entrada foi gratuita.

 

[metaslider id=1455]


 
 36ª Festa Nacional do Tropeiro

 

A Prefeitura Municipal de Silveiras, realizou entre os dias 25 à 27 de agosto a 36ª Festa Nacional do Tropeiro, o evento já tradicionalíssimo na cidade, recebeu turistas de diferentes cidades do Vale do Paraíba, Capital e outras localidades.

A festa tem como objetivo aproximar a população silveirense e os visitantes à cultura tropeira, mantendo aceso na memória do nosso povo a participação da cidade no desenvolvimento da nossa região, apresentar aos turistas a tradicional comida tropeira, prato típico em Silveiras.

Na sexta-feira houve a abertura oficial da festa, na Praça da Matriz, com a presença do Prefeito Municipal Guilherme Carvalho e autoridades locais, homenagem ao Sr. Zé Dito por toda sua dedicação à festa, presença também de tropeiros que fizeram parte de nossa história. Houve também apresentação do Coral Dom Edmund e a peça de teatro da Escola Municipal Aurora de Andrade Cardoso, logo após apresentações e shows musicais.

No sábado a Câmara Municipal de Silveiras recebeu o 1° Painel sobre turismo, com objetivo de fortalecer a questão cultural e histórica do tropeiro na cidade. Contou com a presença de Edmundo Carlos de Andrade Carvalho, para debater o tema “O surgimento do Tropeiro no Vale do Paraíba”. Palestra com Rafael Cardoso, para falar sobre “Gastronomia nas trilhas Tropeiras”.  E com o Professor Francisco Toledo Sodero, para falar sobre a “Formação Histórica do Vale do Paraíba e Silveiras”, no final do evento o Professor Francisco lançou seu novo livro “Dr. Euclydes”, que relata histórias de Euclydes da Cunha por nossa região e por Silveiras, onde realizou obras em diversos prédios.

Outra atração do sábado foi à competição da For-mula, competição já tradicional dentro da festa, atraindo visitantes e competidores para uma premiação total de R$ 6 mil para os ganhadores, divididos nas categorias mirim e adulta.

No domingo aconteceu no rancho a missa dos tropeiros, logo após, o tradicional desfile de tropas tropeiras e cavaleiros, onde reuniu aproximadamente 1.600 animais, pelas ruas da cidade. Logo após o desfile, começou a ser servido o delicioso e tradicional Almoço Tropeiro.

Todos os dias tiveram apresentações musicais de artistas da região e da cidade nas Praças da Matriz e do Tropeiro.

[metaslider id=1470]

Fór-mula 2017

Tradicional corrida de Mulas realizada todos os anos no Sábado da Festa do Tropeiro. 

[metaslider id=1484]


1º Festival da Içá

Aconteceu entre os dias 17 a 19 de Novembro de 2017, o 1º Festival da Içá de Silveiras. O evento contou com diversas atrações como, Shows, Comida Típica e a deliciosa Porção da Içá.